O Sintufes divulga à categoria profissional sua mensagem de fim de ano e de boas festas, que marcam a passagem de 2019 para 2020.
2019 foi um ano difícil para classe trabalhadora com a aprovação da Reforma da Previdência, atacando a aposentadoria e aumentando o tempo de trabalho e de contribuição. Foi um ano também de um governo que teve como objetivo atacar a educação, sobretudo as universidades. Seja por conta de um conservadorismo ridículo e preconceituoso, seja também pela falta de gerenciamento do MEC, haja vista o atual ministro da pasta, seja pelos graves ataques no repasse de verbas para o setor.
Vale lembrar que o repasse já estava reduzido em função da EC-95/2016 (PEC do Fim do Mundo), e o governo Bolsonaro quis reduzir ainda mais, congelar recursos e asfixiar as universidades públicas para justificar a privatização e a terceirização de diversas atividades. Mas o povo foi para as ruas. A classe trabalhadora disse não. Os estudantes também estiveram na luta. E o governo voltou atrás e injetou quase R$ 2 bilhões na Educação. O corte anunciado seria de quase R$ 6 bilhões. Ou seja, ainda tem dinheiro para ser investido.
E temos que seguir nas ruas lutando para que não haja cortes, pois dinheiro na educação não é despesa. É investimento em ciência, pesquisa, extensão, sendo de extrema importância para o futuro da nação.
Obrigado por tudo! Sigamos juntos, porque juntos somos mais fortes!