Está no ar a edição 197 do Jornal do Sintufes, de maio/junho. Nesta publicação, o Sintufes traz como capa a luta do movimento estudantil e sindical contra os cortes na educação. Também destaca a flexibilização da jornada de trabalho no DAS e o processo eleitoral para escolha dos representantes dos técnico-administrativos em Educação para os Conselhos Superiores da Ufes. Veja o resumo das principais matérias. Clique aqui e acesse a edição.
#FalaDiretoria
Balbúrdia é este governo
Com atos em todos os estados do Brasil, a classe trabalhadora e o movimento estudantil deram uma forte resposta ao governo Bolsonaro, que quer entregar a educação pública para os grandes grupos empresariais para que ciência e tecnologia sejam objetos de apostas nas bolsas de valores mundo afora.
Para Comissão, demanda do DAS é a mesma da BC
Você sabia que o argumento para acabar com a flexibilização da jornada no DAS (Departamento de Atenção à Saúde) foi que o setor não atende a quantidade de alunos que a Biblioteca Central (BC) atende? Esse foi o entendimento da comissão criada pelo reitor para apurar quais locais têm direito à jornada flexibilizada.
Conselhos superiores: consulta será em 26 de junho
Está aberto o processo eleitoral que vai culminar na eleição de representantes dos técnico-administrativos em Educação nos conselhos superiores da Ufes: Conselho Universitário (Consuni); Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão (Cepe); e Conselho de Curadores (Ccur).
#Capa
Educação em ‘chamas’
O processo histórico é emblemático. Em 30 de abril, o governo Bolsonaro anunciou corte de 30% em repasses para as universidades. No dia 3 de maio, um incêndio atingiu a subestação de energia de Goiabeiras, e as chamas alcançaram o Centro de Educação Física e o laboratório de química da Ufes, que completou 65 anos dois dias depois.
Acesse a edição 197 clicando aqui.