Começa a greve dos trabalhadores técnicos na Ufes

Começa a greve dos trabalhadores técnicos na Ufes

Comando de greve se reúne nesta quarta, 13, às 9 horas, em Goiabeiras, dando início ao movimento paredista que luta por reestruturação da carreira e reajuste salarial digno


A greve dos trabalhadores técnico-administrativos em Educação começa a partir desta quarta-feira, 13 de março de 2024. A decisão em favor da deflagração do movimento paredista foi tomada, de forma unânime, pela assembleia geral convocada pelo Sintufes, com boa participação de servidores – muitos deles novos, e aposentados dispostos a lutar contra a falta de compromisso do governo diante das reivindicações do movimento sindical.

A assembleia foi realizada na manhã desta terça-feira, 12, na sede do sindicato em Goiabeiras, Vitória. Além da deflagração da greve, a assembleia aprovou a instalação do Comando de Greve, que fará sua primeira reunião nesta quarta-feira, 13 de março, a partir das 9 horas, na sede do Sintufes, em Goiabeiras.

O Sintufes se soma a outros 32 sindicatos da base da Fasubra que já aprovaram a greve. Há mais entidades que estão deliberando sobre a questão ao longo desta semana. Além disso, o Andes (Sindicato nacional da Adufes) e o Sinasefe (Sindicato nacional do Sinasefe.ifes) já começaram a tratar sobre o tema.

Então, a greve da educação federal já passa a ganhar contornos de que vai ficar forte na luta contra a morosidade do governo nas mesas de negociação: salarial (permanente) e específica – carreira (temporária).

1ª REUNIÃO DO COMANDO DE GREVE
A partir da sua primeira reunião, nesta quarta, 13, às 9h, no Sintufes, o Comando de Greve vai assumir as ações do movimento paredista dos técnicos na Ufes. O Comando vai definir sobre a manutenção dos serviços essenciais nos campi, bem como vai debater e decidir sobre materiais para a greve, agenda de mobilizações etc.

ORIENTAÇÕES SOBRE PONTO ELETRÔNICO PRESENCIAL E PGD

Os trabalhadores que estejam atuando presencialmente:

-Aqueles que não aderiram ao PGD, DEVEM REGISTRAR O PONTO ELETRÔNICO;
-Aqueles que aderiram ao PGD, DEVEM REGISTRAR A HORA REALIZADA PRESENCIAL;

VALE PARA TODOS: A orientação é fazer o registro, MAS NÃO REALIZAR O SERVIÇO. Todos devem dirigir-se à reunião do Comando de Greve.

TELETRABALHO. Já quem está no PGD na modalidade de teletrabalho deve LANÇAR A HORA REALIZADA EM TELETRABALHO PARCIAL e não entregar as tarefas. Mas DEVE FICAR ANTENADO NA REUNIÃO DO COMANDO!

Fundo de greve
A assembleia desta terça-feira, 12, aprovou o fundo de greve. Em breve, o Sintufes vai divulgar informações detalhadas sobre essa aprovação.

PRINCIPAIS REIVINDICAÇÕES
A reestruturação da carreira é o principal ponto reivindicado pela base da Fasubra. Na mesa específica e temporária que faz o debate com o governo em torno da carreira, a Fasubra está ao lado do Sinasefe lutando pela reestruturação do PCCTAE, que é o plano de carreira das duas categorias.

Salário. A Fasubra na Mesa Nacional de Negociação Permanente (MNNP) é representada pelo Fonasefe que reivindica o reajuste salarial junto ao governo.

A principal reivindicação nesta mesa são os 34,32%, divididos em três de 10,34% nos anos de 2024, 2025 e 2026. O Fonasefe também reivindica que o governo se comprometa a assinar um acordo para recompor as perdas de 2010 a 2016 que ultrapassam os 50%.

Condução
A assembleia foi conduzida pelo coordenador Filipe Skiter, pela coordenadora Alvaléria Cuel e contou com a presença da assessora Jurídica do Sintufes, Luna Ramacciotti.

FIQUE POR DENTRO

Cadastre-se e receba informações sobre as atividades do Sintufes

Logo