Confira a entrevista com o urologista Camilo Milanez
A campanha do Novembro Azul ganha destaque no seu mês. Mas a verdade é que os homens, em especial os que têm mais de 50 anos, precisam redobrar o cuidado com sua saúde durante todos os meses do ano. Precisam deixar o preconceito de lado e realizar o exame de próstata, que é feito para salvar o bem maior que a pessoa tem: a sua vida!
Quem aponta isso é o médico Camilo Milanez, urologista do Hucam. Em entrevista ao Sintufes, ele fala sobre a importância da campanha, revela que seis novos urologistas podem ajudar a diminuir a demora para marcar consultas e exames no Hucam e fala sobre o preconceito existente com uma das formas para se detectar a doença: o exame digital da próstata.
O médico falou sobre a campanha no último Encontro de Aposentadas/os do Sintufes de 2022, realizado em 25 de novembro. Para quem não foi ao Encontro, a entrevista pode ajudar a conhecer o tema. Para quem foi, pode ajudar a aprofundar a questão e a reforçar que o cuidado com a saúde deve ser feito de novembro a novembro!
Confira a entrevista.
Qual a importância da campanha do Novembro Azul?
A importância da campanha Novembro Azul é conscientizar os homens e toda a sociedade de que eles precisam ir ao médico. Estatisticamente, é comprovado que as mulheres procuram mais atendimento ao médico, cuidam mais da sua saúde, e os homens menos, por uma série de motivos.
Então a importância do Novembro Azul é chamar atenção para o câncer de próstata, que é o segundo câncer mais comum nos homens, só perde para o de pele não melanoma, e é o segundo câncer que mais mata nos homens, só perde para o de pulmão. E conscientizar para a saúde masculina como um todo, que é cercada de mitos, de tabus, de preconceito e de desinformação, por uma série de fatores, principalmente porque nós não temos educação sexual e às vezes não circulam as informações corretas, mas sim as erradas, as fake news. Então a importância do Novembro Azul é essa: conscientizar os homens de que eles também precisam procurar sua saúde e que também precisam se cuidar.
No Novembro Azul, notamos um aumento da divulgação de informações sobre a prevenção do câncer de próstata. Seria importante que isso acontecesse de forma permanente ao longo do ano?
Sem dúvida nenhuma! É muito importante que essa informação seja permanente e ocorre uma informação permanente por nós, urologistas, de forma individual, em nossos sites, nossas páginas, em palestras e aulas que nós damos, no site da Sociedade Brasileira de Urologia, as campanhas que o pessoal de urologia faz. Isso é feito em todo o ano, não só em novembro. Acontece que no mês de novembro existe essa campanha que é justamente para chamar atenção.
Quais as principais dicas de prevenção? Há alguma que pode ser feita sem a necessidade de uma consulta médica? A partir de qual idade os homens devem se preocupar com o câncer de próstata e devem realizar exames de rotina?
A principal dica para prevenção é se cuidar: cuidar da sua saúde física, da sua saúde mental. Também cuidar do seu bem-estar social, do seu bem-estar sexual, do seu bem-estar familiar. Viver bem com as pessoas, viver bem consigo mesmo. Essa é a principal dica de prevenção e, obviamente, procurar por nós, profissionais da saúde, com regularidade.
Preconceito: muitos homens se recusam a fazer o toque retal (este é o nome correto, né?), em razão de uma cultura machista e até de uma ‘interferência’ na masculinidade do homem que o exame poderia causar. O que dizer para quem tem esse preconceito? E qual a importância deste exame preventivo?
O nome técnico correto é exame digital da próstata. Como forma de rotina, o homem, para diagnóstico, para prevenção do câncer de próstata, deve procurar por um urologista a partir dos 50 anos, que é quando aumenta muito a incidência e a prevalência dessa doença. Se o homem tiver um histórico familiar paterno de câncer de próstata ou se for da raça negra, o ideal é que se comece aos 45, segundo recomendação da Sociedade Brasileira de Urologia. Existe uma campanha da SBU para que, assim como os pais e mães de meninas comecem a levá-las ao ginecologista assim que elas menstruam e entrem na adolescência, os pais de meninos também levem, para que ele tire suas dúvidas de higiene íntima, sobre problemas da região íntima masculina e de certo modo se acostume com esse ambiente, que seja uma rotina para ele ir ao médico desde a idade jovem.
O que a gente pode dizer para esse homem que tem muito preconceito é que é muito mais importante ter saúde do que não ter saúde. O bem mais valioso que temos é nossa saúde. Sem ela, a gente não consegue fazer nada: não consegue trabalhar, não consegue viver bem em sociedade, não consegue viver em família, não consegue estudar, não consegue ter rendimento, não consegue ter relação sexual. Então, o que precisamos dizer é isso: que é muito mais importante ter saúde, porque a saúde é nosso bem mais valioso.
O que o homem deve fazer quando ela tem um diagnóstico de câncer de próstata?
A importância do exame preventivo é que 90% dos câncer de próstata são curáveis se eles forem descobertos nas fases iniciais. E nas fases iniciais eles não dão sintomas. Então a gente vai tocar o paciente e às vezes ele não está sentindo nada e já está com um tumor inicial. A gente consegue identificar, diagnosticar e tratar corretamente e curar esse paciente. Um câncer de próstata só dará sintomas se ele estiver em fase avançada e aí já não conseguimos mais curar.
A primeira coisa a saber quando se recebe o diagnóstico é que o câncer de próstata tem tratamento. Existem várias modalidades de tratamento: cirurgia, radioterapia. Ele pode ser curado. Então, é esclarecer, se informar sobre a doença e tratar, porque ele pode ser curado. E é necessário sempre procurar os profissionais mais habilitados para isso.
Já chegaram ao Sintufes algumas reclamações de trabalhadores/aposentados relatando dificuldade de marcar exames e consultas no Hucam relativas à prevenção do câncer de próstata (isso não apenas em novembro). Isso tem ocorrido mesmo? E se tem ocorrido, seria por aumento da demanda, falta de recursos humanos? No mais, no âmbito do SUS, além do Hucam, onde mais a pessoa pode ir para marcar consulta, exames etc?
Ocorre sim. Às vezes o paciente demora muito para chegar até a gente, então o Hucam não consegue atender, e então precisamos de mais profissionais. Acabaram de ser contratados seis novos urologistas e isso vai abrir muitas vagas de atendimento e acreditamos que isso vai ajudar a diminuir essa fila e essa demora.
Além do Hucam, o Hospital Evangélico de Vila Velha também atende pelo SUS, assim como o Hospital Santa Rita, o Hospital Santa Casa e se não me engano, na Grande Vitória são esses. No interior tem o Hospital São José, em Colatina, o Hospital Evangélico de Cachoeiro e o Hospital Rio Doce, em Linhares.
Tem mais alguma coisa? Aqui sinta-se à vontade, para apontar dados sobre maior ou menor incidência da doença, chances de cura com diagnóstico precoce, hábitos saudáveis, entre outros.
Para finalizar eu queria dizer que o bem mais precioso que nós temos é nossa saúde. Deixe o preconceito de lado, se informe, não dê ouvidos às fake news. Assim você terá saúde, procurando se cuidar, procurando seu médico urologista, procurando outros profissionais para outras doenças; para que se possa ter saúde, ser feliz, ter o completo bem-estar físico, mental, social, sexual. Porque o bem mais valioso que nós temos é a vida. Ame-se, cuide-se e viva bem.