Sintufes apoia as ações que serão realizadas no campus de Goiabeiras durante todo dia. Veja os detalhes e participe!
A Ufes será palco de uma série de atividades em favor da população negra, promovidas pelo Coletivo Negrada, nesta sexta-feira, 06, no campus de Goiabeiras, em Vitória.
O Sintufes apoia as ações do Coletivo e convida a categoria a participar da programação, que vai começar com um ato público contra a fraude nas cotas raciais, previsto para as 09 horas.Confira as informações abaixo da página do evento no Facebook. E participe!
Página do evento do Coletivo Negrada A UFES – Universidade Federal do Espirito Santo VAI FICAR MAIS PRETA!!! Iniciamos o ano de 2016, com diversas denúncias de fraudes nas cotas raciais no vestibular da UFES, lugar este que sempre privilegiou o acesso da classe média/alta e de seus herdeiros, que ocupam mais de 70% das vagas dos cursos superiores das universidades púbicas do Brasil, criando com isso gerações de advogados, médicos, engenheiros, cientistas e professores que hoje detém e mantém uma formação universitária pautada nos ideais eurocêntricos de uma educação racista e preconceituosa.
Mas essa realidade tem mudado, pois a população negra, indígena e pobre tem ocupado e reivindicado cada vez mais seu lugar de direito nas vagas nos cursos até então só ocupado por pessoas não negras/indígenas, lutando pela transformação desde espaço de produção de conhecimento. Para tanto, convidamos todxs os estudantes das escolas públicas e cursinhos populares, para ocupar esse lugar que também é seu!!!! E TORNAR A UNIVERSIDADE CADA VEZ MAIS PRETA!!!!
DATA: 06/05/2016
LOCAL: UFES
Organização: Coletivo Negrada
PROGRAMAÇÃO
09:00 – 11:00 – Ato Público Contra as Fraudes nas Cotas Raciais”11:00 – 12:00 – Panfletagem – Local: RU12:00 – 13:00 – Apresentação Cultural: Encontro de Capoeira e Resistência na Universidade (Grupos: Beribazu, Cativeiro e Volta ao Mundo – Local: Em frente ao RU13:00 – 14:00 – Debate sobre o que é Panafricanismo (Inamiléh /Guiné/Alfred – Irmandade Bantu)14:00 – 15:00 – Roda de Conversa:A bixa e a lesbica preta da favela à Universidade – Local: CEMUNI VI Psicologia15:00 – 17:00 – Mostra Arte & Negritude (aberto para artístas negros) – Local: Cantina do Centro de Artes- Oficina de Turbantes – (Pretas do Negrada)- Oficina de Tranças – (Drusille)- Oficina de Pinturas africanas e indígenas – (Naire Valente)- Oficina de Dança Afro (Profa Sarita Faustino)- Oficina de Atabaque e ritmos de Religiões de MatrizesAfricanas (FavelaCSO/Arakorin) – Local: entre o IC 2- IC 317:00 – 18:00 – Sessão CineNegrada: “Dia de Juresa” em parceria com CineclubeNomeProvisório “Respose” e presença do Movimento “FalaBoca” da Escola Maria Horta. Local: Cine Metrópolis18:00 – 20:00 – Aula Pública – Tema: Fraudes nas Cotas Raciais e os impactos na Lei de Cotas com o Profº Hélio Santos (Presidente do Fundo Baobá para a Equidade Racial e professor-convidado da UNEB (Universidade Estadual da Bahia) – Local: Escadaria do Theatro da Ufes20:00 – Sarau Blackatitude Mulheres Negras e Resistência” – (Pretas do Negrada) – Local: ao lado do Cine Metrópolis22:00 – Baile Black: A UFES vai ficar mais Preta – Local: ao lado do Cine Metrópolis
Obs.: Haverá atividades sendo realizadas simultâneas.
Fonte: Página do evento do Coletivo Negrada no Facebook.