Em assembleia virtual, realizada no dia 7 de dezembro de 2021, a categoria confirmou a decisão em torno da prorrogação do mandato da diretoria colegiada do Sintufes (gestão Resistir e Avançar 2019-2022).
As eleições seriam realizadas no final de 2021, e a chapa vencedora assumiria a direção do Sintufes a partir de janeiro deste ano. Porém, para evitar a realização de um processo eleitoral em meio à pandemia, diante da falta de orientação do governo, a categoria optou por prorrogar o mandato por seis meses.
A deliberação dialoga com orientação da própria categoria por eventos virtuais em vez de presenciais. E também com as decisões de prorrogar os mandatos de conselheiros universitários (feito pela Ufes) e até da direção da Fasubra, que também teve seu mandato prorrogado.
Vale lembrar que, em 19 de outubro de 2021, uma assembleia presencial, na subseção de Maruípe, já havia apontado decisão em favor da prorrogação do mandato. Por questões burocráticas e estatutárias, o Sintufes realizou assembleia virtual (7/12) para referendar a decisão.