• Home
  • Atos
  • Categoria comprova sua disposição para a greve geral em atos contra a PEC por todo o País

Categoria comprova sua disposição para a greve geral em atos contra a PEC por todo o País

Categoria comprova sua disposição para a greve geral em atos contra a PEC por todo o País

Sintufes participa de dois atos contra a PEC 241 realizados em Vitória nesta segunda-feira, 24. Sindicato vai convocar assembleia nos próximos dias. 26 entidades da Fasubra já aderiram ao movimento paredista

As/os trabalhadoras/es técnico-administrativos em Educação de todo o Brasil estão mobilizados na luta contra a PEC 241 (Proposta de Emenda à Constituição), que vai trazer graves prejuízos aos serviços públicos, à classe trabalhadora e ao povo brasileiro, caso seja aprovada.

A segunda-feira, 24, foi marcada por atos em todo o País contra a PEC, que integra o pacote de maldades do ajuste fiscal do governo federal e do Congresso Nacional. O Sintufes participou de dois atos realizados em Vitória. O primeiro pela manhã, puxado pela Frente Estadual em Defesa da Previdência Social, dos Direitos Trabalhistas e Serviços Públicos. O segundo levou milhares de estudantes dos Ifes e das escolas secundárias do Estado, do campus do Ifes em Jucutuquara até o Palácio Anchieta.Fasubra: 70 campi universitários e 1000 institutos federais e escolas em todo país estão ocupados em resistência à PEC 241/16. Clique aqui e confira!

À tarde, estudantes mostram sua mobilização contra a Proposta de Emenda à Constituição, nas ruas de Vitória[/caption]

Além disso, sindicatos da base da Fasubra realizaram assembleias, nas quais a greve foi deflagrada. Das 51 entidades de base da Federação, 26 já aderiram ao movimento paredista.

O Sintufes vai convocar assembleia geral nos próximos dias para as/os trabalhadoras/es da Ufes decidirem pela deflagração ou não do indicativo de greve. Em breve, o sindicato divulgará os detalhes da assembleia.

Em Porto Alegre (RS), estudantes, técnicos e docentes da UFRGS, UFCSPA , IFRS e diversas outras unidades e entidades estão defendem a educação pública de qualidade e lutam contra a PEC 241! (Foto: Ascom Assufrgs)

Os atos

Luta contra a PEC 241! Sintufes marca presença em ato realizado nas ruas de Vitória, na manhã desta segunda-feira, 24[/caption]

Pela manhã, a base do Sintufes fortaleceu o ato da Frente Estadual em Defesa da Previdência Social, dos Direitos Trabalhistas e Serviços Públicos. A manifestação saiu de frente da sede do INSS, na Avenida Beira-Mar, em Vitória, percorrendo diversas vias da capital capixaba até a Secretaria Estadual de Educação (Sedu-ES).

Coordenador-geral do Sintufes alerta população sobre a PEC

No trajeto, dirigentes sindicais fizeram críticas à PEC 241, alertando o povo sobre os malefícios que a proposta trará caso seja aprovada.

Você sabe o que é a PEC 241? Ela vai congelar os investimentos públicos em saúde e educação nos próximos 20 anos. Ou seja, vai ser muito mais difícil o atendimento nos hospitais públicos, como o São Lucas, que já está complicado. A Universidade vem sofrendo com privatizações, e elas vão aumentar. A população precisa ficar atenta a isso, frisou o coordenador-geral do Sintufes, Wellington Pereira.

Sindicato marca presença no ato à tarde

A grande imprensa, que não revela as reais consequências que a PEC 241 trará e nem as contas da Previdência (pois se o fizesse, comprovaria que há superávit e que o déficit apregoado pelo governo é apenas para avalizar a cartilha neoliberal a fim de se pagar a dívida pública e de atender aos interesses do capital), também foi alvo de denúncias dos manifestantes.

Não existe qualquer estudo que indique que a indexação do Orçamento por 20 anos vai resolver (a questão dos investimentos públicos). Isso é um chute legislativo, criticou o vice-presidente do Sindicato dos Servidores Públicos do Espírito Santo (Sindipúblicos-ES), Tadeu Guerzet.

Trabalhadoras/es municipais estiveram presentes na luta, reforçando o coro contra o ajuste do governo golpista.

Estamos dispostas a construir essa luta contra este governo corrupto. Fora todos os projetos do ajuste fiscal, cobrou a presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Vitória (Sindsmuv), Waleska Timoteo.

Em frente à Sedu, as entidades que compõem a Frente manifestaram total apoio à ocupação das escolas públicas do Estado, promovida pelos estudantes secundaristas e também à ocupação dos Institutos Federais no Espírito Santo.

Sintufes na rua, na luta. #ForaTemer

Além de Sintufes, Sindipúblicos e Sindsmuvi, a Adufes, o Sindprev-ES, representantes da base do Sindiupes e de outros movimentos sociais participaram do ato.

Já na parte da tarde, os estudantes dos Ifes junto a estudantes secundaristas fizeram uma grande passeata do campus do Ifes de Jucutuquara até o Palácio Ancheita. O Sinasefe seção Ifes esteve presente nesta luta.


FIQUE POR DENTRO

Cadastre-se e receba informações sobre as atividades do Sintufes

Logo