Com boa representatividade da categoria, a assembleia geral do Sintufes aprovou o indicativo de deflagração de greve para o dia 11 de junho de 2012, segunda-feira.
O encaminhamento aprovado nos campi de Goiabeiras, Hucam/Maruípe e Alegre foi de iniciar a greve geral com o conjunto dos servidores públicos federais (SPFs).
Porém, caso haja a saída de algum grupo dos SPFs, os trabalhadores técnico-administrativos entrarão em greve da educação, junto aos docentes universitários.
A assembleia de deflagração da greve será realizada no dia 11 de junho, segunda-feira, às 09h, no Teatro Universitário, em Goiabeiras, e no mesmo horário no Hucam, em Maruípe, ambos na capital.
Categoria também compareceu em bom número no HucamNa luta para vencer. A diretora do Sintufes e coordenadora-geral da Fasubra, Janine Vieira Teixeira, acredita em uma greve vitoriosa para a classe trabalhadora.
Vamos fazer o nosso dever de casa. Vamos fazer uma greve tão forte e vamos sair vitoriosos com nossas reivindicações atendidas. Estamos preparados para fazer a maior greve da educação neste País, apostou Janine.
Segundo ela, a conjuntura é totalmente adversa o que reforça a necessidade de muita luta durante a greve.
O governo fez várias reuniões e não apresentou nada. Estabeleceu o prazo de 31 de julho para não dar tempo de aprovar nosso reajuste no orçamento. Ele já não recebeu o Andes (Sindicato Nacional dos Docentes), que está em greve. Isso é sinal de que não vai nos receber se entrarmos em greve, por isso precisamos lutar muito na nossa paralisação, destacou a coordenadora-geral da Fasubra.
Apesar do cenário adverso frente ao Governo, a categoria dos técnicos poderá contar com uma Fasubra leal às decisões dos trabalhadores de base, o que não aconteceu na greve de 2011, quando setores governistas da Federação enfraqueceram o movimento paredista.
A Janine está na Coordenação-geral da Fasubra, que conta com três coordenadores. Mas ela é principal a coordenadora-geral. É ela que é comunicada das reuniões e posições do governo. Por isso, nossa Federação não vai trair a base da categoria e nem sonegar informações como ocorreu ano passado, argumentou o diretor do Sintufes José Magesk.
Plenária e marcha
A assembleia geral também aprovou a escolha da chapa do Vamos à Luta, que vai representar o Sintufes na Plenária da Fasubra, que será realizada dias 03 e 04 em Brasília.
A categoria também escolheu os nomes dos técnicos e aposentados que irão com a delegação capixaba dos SPF’s para a Marcha à Brasília, no dia 05 de junho.
Essa marcha terá Plenária dos SPFs e poderá definir os demais trabalhadores federais que deflagrarão greve no dia 11 de junho.
Apoio dos estudantesO Conselho de Estudantes da Ufes deu apoio à greve dos docentes. Um grupo de estudantes do Diretório Central dos Estudantes (DCE) também irá no ônibus para a Marcha à Brasília, que contará também com a presença dos trabalhadores do Sindsaudeprev (Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Federais, Estaduais e Municipais da Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social no Estado do Espírito Santo).