• Home
  • Notícias
  • Boletim Sintufes: outubro começa com luta em defesa dos serviços públicos e pela derrota de Bolsonaro

Boletim Sintufes: outubro começa com luta em defesa dos serviços públicos e pela derrota de Bolsonaro

Boletim Sintufes: outubro começa com luta em defesa dos serviços públicos e pela derrota de Bolsonaro

Boletim Semanal do Sintufes nº 10
1ª semana de outubro de 2022

 

A edição nº 10 dos Boletins Semanais do Sintufes destaca a importância de derrotar Bolsonaro no segundo turno das eleições. Inimigo declarado da educação, o pior presidente desde o fim da ditadura militar do Brasil tem atacado as universidades e o serviço público com força total.

A Diretoria Colegiada do Sintufes não tem dúvida: neste segundo turno orientamos a categoria a votar pelo Fora Bolsonaro. E se existe alguma dúvida quanto às razões pelas quais Bolsonaro deve ser expulso do Palácio do Planalto, trazemos três grandes motivos: entre 2015 e 2020, os sucessivos cortes no orçamento da educação e da cultura levaram ao fechamento de mais de 800 bibliotecas públicas; aliado de Bolsonaro, o presidente da Câmara dos Deputados deseja devolver à pauta da câmara a PEC 32, que abre caminho para destruição dos serviços públicos, ainda este ano; o governo Bolsonaro confiscou mais uma vez recursos da educação, colocando em risco o funcionamento das universidades brasileiras.

Nossa luta pela defesa da educação pública dentro da Ufes passa pelo fortalecimento do Centro de Educação Infantil Criarte. E para não dizer que não falamos das flores, o Sintufes abre o boletim desta semana com o relato de uma vitória: o CEI Criarte agora é um Colégio de Aplicação. A conquista do CEI Criarte, fruto de uma luta de anos dos trabalhadores do centro, é concretizada quando ocupa sua direção uma Trabalhadora Técnico-administrativo em Educação.

Os ataques aos orçamentos da Educação e da Cultura têm impacto direto nas políticas públicas de incentivo às bibliotecas, espaços que promovem a divulgação segura de informações, a cultura, a formação educacional das pessoas e a preservação da memória histórica. Por isso, o Sintufes destaca na matéria de terça-feira do nosso boletim o fechamento de mais de 800 bibliotecas públicas entre os anos de 2015 a 2020.

Como havíamos adiantado no boletim anterior, passadas as eleições legislativas, e iniciado o interstício entre o fim da legislatura atual e o início da próxima, muitos assuntos impopulares que não foram votados no último período podem voltar com força total. Arthur Lira, presidente da Câmara dos Deputados, já apontou que pretende destruir os serviços públicos ainda este ano. Ele pretende pautar novamente as reformas Tributária e Administrativa e, por isso, será fundamental nos organizarmos e nos prepararmos para as lutas que continuam em defesa da nossa categoria e da classe trabalhadora em geral.

Fechamos a matéria do nosso boletim com uma notícia impactante: Bolsonaro quer fechar as universidades com mais um confisco de verbas da educação. Por meio de um decreto publicado no dia 30 de setembro, Bolsonaro cortou mais 5 milhões de reais da Ufes. E a Ufes não é o único alvo: o ataque de Bolsonaro aos cofres da educação pública vai atingir todas as unidades do MEC, incluindo os institutos federais , a Capes de outros organismos da educação. Tudo isso aponta para a necessidade imediata de se derrotar Bolsonaro nas urnas e nas ruas.

Confira as matérias do nosso boletim para não ficar por fora das lutas do sindicato contra Bolsonaro e a favor da Educação Pública, laica e de qualidade. Veja também a agenda cultural da Ufes.

Criarte agora é um Colégio de Aplicação

Clique aqui e saiba mais sobre a conquista do CEI Criarte. 

Brasil perdeu ao menos 800 bibliotecas públicas entre 2015 e 2020

Clique aqui e veja o impacto direto dos cortes na educação e na cultura sobre as políticas públicas de incentivo às bibliotecas.

Aliado de Bolsonaro quer destruir os serviços públicos ainda neste ano!

Clique aqui e veja mais sobre o projeto de destruição do serviço público encabeçado pelo presidente da Câmara.

Bolsonaro quer fechar as universidades com mais um confisco de verbas da educação

Clique aqui e saiba mais sobre o bloqueio de verbas para as universidades federais e para os institutos federais.

Agenda Cultural

Cine Metrópolis

Estreou na telona do cineclube Metrópolis o filme Enquanto Estamos Aqui de Clarissa Campolina e Luiz Pretti. O filme trata do mundo globalizado a partir da história de uma libanesa e um brasileiro que vivem como imigrantes em Nova York e na Europa. Ao longo da semana também estará em cartaz a mostra Encontros com Hong Sang-Soo. Serão exibidos sete obras do diretor.

Clique aqui e veja a programação completa. 

Teatro Universitário

A programação do Teatro Universitário está suspensa, pois o teatro passa por reformas.

Clique aqui e acompanhe mais sobre as reformas.

Galeria de Arte Espaço Universitário

Segue em exposição na Galeria de Arte Espaço Universitário a mostra “Preza!”. A mostra conta com um Ciclo de Comunicações no qual a temática a arte de rua é debatida sobre vários prismas.

Clique aqui e confira o cronograma do Ciclo de Comunicações.

Galeria de Arte e Pesquisa

Até o dia 14 de outubro, a Galeria de Arte e Pesquisa recebe visitação para a exposição Terrenos Internos do coletivo Terra. A exposição assinada por coletivo formado por estudantes do Centro de Artes conta com performance, pintura, instalação e outras modalidades artísticas.

Clique aqui e veja detalhes da exposição.

Museu de Ciências da Vida

Estão abertas vagas para quem deseja ser um mediador voluntário do Museu de Ciências da Vida no semestre de 2022/2. Os voluntários terão a oportunidade de adquirir conhecimento e experiência em um ambiente de aprendizado não formal, além de uma capacitação na qual conhecerão o acervo e conteúdo da exposição e a rotina do laboratório de plastinação, onde as peças plastinadas são preparadas.

Clique aqui e veja como se tornar um mediador.

Se você deseja mandar sugestões de assuntos para os nossos boletins semanais, enviar a sua opinião ou mesmo alertar sobre algum equívoco, entre em contato conosco pelo e-mail comunicacao@sintufes.org.br ou pelo telefone (27) 3227-4000.

FIQUE POR DENTRO

Cadastre-se e receba informações sobre as atividades do Sintufes

Logo