A assembleia unificada da categoria elegeu as/os representantes da base do Sintufes que irão à Plenária da Fasubra, que será realizada em Brasília, nos dias 7, 8 e 9 de dezembro. A decisão foi tomada em reunião que aconteceu na subseção sindical do Hucam/Maruípe, em Vitória, na manhã desta terça-feira, 4.
Para a plenária da Fasubra, a eleição se deu por chapa. As/os eleitas/os são: Suely Tania Dias (suplente Ivan Gomes); Waltayr Rosa Rodrigues (suplente Josiane Rocha da Silva) e, pela direção, Joanicy Pereira (ou Alvaleria Cuel).
Além disso, a assembleia definiu a constituição de uma comissão de ética para apurar uma situação ocorrida entre dois servidores na sede do Sintufes, no final de novembro. A comissão vai realizar o trabalho para apurar o ocorrido, em acordo com o Estatuto do Sintufes, para a partir daí decidir os encaminhamentos a serem tomados. (A imagem acima se refere a uma das decisões tomadas em realação à comissão de ética).
A comissão de ética foi constituída pelos seguintes nomes: Suely Tânia Dias; Izaias e Ademar Bacelar.
Informes locais. A assembleia teve início com a seção de informes, na qual a mesa que conduziu os trabalhos informou sobre a cobrança do Sintufes em manter um canal de negociação aberto com a gestão da Ufes, após o Conselho Universitário ter aprovado a o ad referendum do reitor que suspende a flexibilização da jornada. O Consuni tomou a decisão na sua última sessão, realizada na quinta-feira, 29. O reitor suspendeu a flexibilização, via ad referendum, no início do ano. E agora, o sindicato cobra que a Ufes mantenha um canal de negociação efetivo para evitar maiores prejuízos em relação ao Conselho ter referendado a decisão monocrática do reitor, que gerou problemas no atendimento à população, inclusive. Foi informado que o Sintufes tem agenda com a Progep no dia 11 de dezembro para tratar dessa pauta.
Em relação à Comissão Interna de Supervisão da Carreira, CIS/Ufes, foi informado que ela se reunirá para avaliar o plano nacional de capacitação. O encontro deve ocorrer no dia 6 de dezembro.
Outro destaque dos informes foi sobre a Confraternização de Fim de Ano da categoria, prevista para o dia 13 de dezembro, na Associação Recreativa de Tubarão (Aert), em Bairro de Fátima, Serra. Foi informado que o convite do filiado é exclusivo e intransferível. E que cada filiado terá direito a levar um convidado, cujo convite será no valor de R$ 50. E que crianças até 10 anos não pagam entrada, mas precisam de comprovante de filiação – ou de guarda, no caso de netos. Acima de 10 anos, a criança pode entrar como convidada do filiado, que terá de arcar com o valor do convite a que tem direito.
Conjuntura. Na análise de conjuntura, foi informado que é necessário aguardar algumas definições em relação ao momento político do País, haja vista a fase de transição do governo ilegítimo para um governo ultraconservador. No entanto, foi reforçado que 2019 será de muita luta.
Assembleia decide por continuar as deliberações. Houve uma solicitação, vinda de um integrante de uma chapa que disputou as eleições do Sintufes, realizadas em outubro, de suspensão da assembleia, em função do número reduzido de presentes. No entanto, a assembleia aprovou por não suspender, uma vez que sua realização está em acordo com as normas estatutárias do sindicato.
A mesa, no entanto, colocou a suspensão em votação, em função da greve de ônibus na Grande Vitória, que tem tornado complicado o deslocamento de trabalhadoras/es de suas residências até o local de trabalho.