Categorias: Notícias

Assembleia do Sintufes destaca importância da categoria participar das eleições para os conselhos superiores

A assembleia geral da categoria, realizada na quarta, 23, na subsede do Hucam, em Vitória, tomou as seguintes decisões:

> Elegeu a delegação para Plenária da Fasubra
A Plenária Virtual da Fasubra está sendo realizada nos dias 24 e 25 de outubro. A pauta será: cargos e desenvolvimento da carreira. A delegação do Sintufes é a seguinte: Milton Rangel (pela direção); Daniel Pompermayer, Luar Santana, Luiz Antônio de Araújo Silva, Patrícia Bianchini e Cida Alves (pela chapa eleita na assembleia).

> Discussão sobre GT Carreira RSC
O trabalho que vem sendo feito pelo GT Carreira em torno do Reconhecimento de Saberes e Competências (RSC) foi apresentado à assembleia. Ela fez apontamentos em torno das diretrizes que vêm sido pensadas no GT. Elas serão levadas para a próxima reunião virtual do grupo que será na terça-feira, 29, às 9 horas.

O GT vem fazendo o debate dos critérios do RSC. O trabalho do GT foi encaminhado à Fasubra, que faria o debate sobre RSC nesta plenária (24 e 25/10).

Contudo, a Federação entendeu que seria melhor transferir a pauta do RSC para a plenária de novembro. O GT Carreira do Sintufes vai continuar discutindo os critérios no próximo encontro online. A produção do GT Carreira será encaminhada, assim como a dos demais sindicatos da base da Fasubra, à plenária de novembro que fará a sistematização das contribuições.

> Eleição Conselhos Superiores
O Sintufes chamou atenção para um importante momento político da categoria dos TAEs na Ufes: o processo eleitoral para escolha de representantes do Corpo Técnico-administrativo em Educação para os Conselhos Universitário, de Ensino, Pesquisa e Extensão e de Curadores desta Universidade.

A pesquisa será online. A modalidade foi alvo de crítica, pois a pesquisa presencial sempre movimentou os técnicos na universidade em especial nos dias da votação.

Contudo, o Sintufes alertou para importância do momento e da participação da categoria para eleger as/os próximas representantes dos TAEs nos conselhos superiores.

A votação será no dia 12 de novembro. O trabalhador que não estiver na lista de votantes, pode solicitar a inclusão do seu nome até 8 de novembro junto à Comissão Eleitoral. (colocar o link da página da Saocs na hora de publicar)

CHAPAS INSCRITAS
Conselho Universitário
O trabalhador deve votar em três chapas

Chapa 10
Titular: Cristiana Gomes Pacheco Stradiotti
Suplente: Maurício Pinho Borges

Chapa 20
Titular: Rafael Ketley Demuner
Suplente: Adriana Gomes Bandeira

Chapa 30
Titular: Patrícia Paulino Bianchini
Suplente: Renata Cristina Correia da Silva Amorim

Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão
O trabalhador deve votar em duas chapas

Chapa 40
Titular: Ilane Coutinho Duarte Lima
Suplente: Viviana de Paula Corrêa

Chapa 50
Titular: Suely Tania Dias
Suplente: Maria Aparecida Alves Sousa

Chapa 60
Titular: Vinicius Righetti Machado
Suplente: Patrícia Helmer Falcão

Conselho de Curadores
O trabalhador deve votar em uma chapa

Chapa 70
Titular: Emanuel José Bassani Muri
Suplente: Fernando Coutinho Bissoli

> Flexibilização de jornada
Na assembleia foram dados informes sobre a forte atuação do Sintufes em torno da flexibilização de jornada. Desde as cobranças que o sindicato fez à Reitoria, passando pelo seminário organizado com a Progep até a deliberação pelo Conselho Universitário da nova proposta de resolução da jornada flexibilizada.

O Sintufes se fez presente e atuante em torno dessa conquista. A nova resolução amplia o entendimento para mais setores da Ufes terem direito à flexibilização.

Uma comissão está avaliando os planos de trabalho dos setores para começar aplicar a jornada flexibilizada nos campi e no Hospital Universitário.

Vale ressaltar que essa conquista também é resultado da greve, já que está contemplada no termo de acordo, assinado entre Sintufes e Reitoria, em julho.

Já a hora ficta (hora noturna) é uma vitória prevista no termo de acordo da greve, que foi assinado entre o governo federal e Fasubra, em junho. Trabalhadores que fazem expediente noturno, seja no hospital ou na segurança terão direito à hora ficta.

> Mesa da assembleia
A assembleia foi conduzida pela mesa composta pelas coordenadoras Patrícia Bianchini, Alvaleria Cuel e Cida Alves. A coordenadora Luar Santana fez os informes sobre as eleições dos conselhos. O coordenador Daniel Pompermayer apresentou a discussão do GT Carreira sobre o RSC.