• Home
  • Notícias
  • Assembleia do Sintufes aprova continuidade da luta pelo reajuste em 2024

Assembleia do Sintufes aprova continuidade da luta pelo reajuste em 2024

Assembleia do Sintufes aprova continuidade da luta pelo reajuste em 2024

Em assembleia realizada no dia 3 de maio, a categoria aprovou a continuidade da luta pelo reajuste salarial em 2024. Isso mostra que os trabalhadores e os aposentados estão dispostos a seguir no movimento paredista e a não acatar a proposta do governo que oferece percentuais de reajuste apenas para 2025 e 2026.

A assembleia aconteceu na sala Carlos Drummond de Andrade, na Biblioteca Central, em Goibaieras. Ela contou com a participação de trabalhadores em participação remota dos campi de Alegre e de São Mateus.

Deliberações
-A assembleia aprovou a seguinte nota de repúdio e de solidariedade a uma trabalhadora do CEFD, agredida enquanto trabalhava no campus de Goiabeiras:

O Sintufes repudia as agressões físicas e de injúria racial com ameaças de morte cometidas contra uma trabalhadora do Centro de Educação Física da Ufes, em 27 de abril de 2024, enquanto ela trabalhava no Sábado de Esporte e Lazer, realizado no campus de Goiabeiras na referida data.

De antemão, o sindicato se solidariza à trabalhadora, colocando-se à disposição para o que lhe couber, inclusive.

Agressões. A trabalhadora teria sido agredida ao pedir a uma família que se retirasse do Parque de Aventuras (atração do Sábado de Esportes e Lazer).

Ela fez a solicitação porque o evento já estava encerrado, de maneira que não haviam equipamentos de segurança disponíveis e já não estava presente a equipe de monitoria que poderia garantir a segurança das pessoas no uso do Parque de Aventuras.

Mas a trabalhadora teria sido ferida com pedaços de madeira e apedrejada. E teria sido alvo de insultos racistas e ameaçada de morte, em seu expediente de trabalho, no campus universitário. O Sintufes lamenta o ocorrido e exige que a Administração Central da Ufes busque apurar a situação de forma célere e firme.

É imperioso que a Universidade apure, mas também ajude a combater quaisquer tipos de agressões, enfrentando com veemência ações racistas, lgbtfóbicas e outras expressões e atos discriminatórios ou preconceituosos nos campi da instituição.

Outra deliberação tomada pela categoria foi a aprovação de uma moção ao Comando Nacional de Greve sobre os TILS (Tradutores e Intérpretes de Libras). O encaminhamento foi de que o documento seja enviado ao Forgep (Fórum Nacional de Pró-Reitores de Gestão de Pessoas) e que também ele seja usado como reforço de argumentação na reivindicação em favor da valorização dos TILS;

A assembleia também fez eleição para o Comando Nacional de Greve. A eleição aconteceu por chapa.

FIQUE POR DENTRO

Cadastre-se e receba informações sobre as atividades do Sintufes

Logo