Decisão foi tomada em reunião com representantes dos TAEs de todos os centro, que estiveram na manifestação no prédio da administração central da Ufes
Os trabalhadores técnico-administrativos em Educação na Ufes mostraram sua insatisfação com mais uma imposição da Reitoria da Ufes contra a categoria.
A administração da universidade divulgou, na Internet e por memorandos circulares, que os técnico-administrativos deveriam registrar sua frequência, exclusivamente, por meio do ponto eletrônico, a partir de 1º de dezembro.
Atendendo ao chamado do Sintufes, a categoria marcou presença na Reitoria, no campus de Goiabeiras, em Vitória, na manhã desta quinta-feira, 13 de novembro, para lutar contra mais essa medida impositiva do reitor.
O chefe de gabinete da Reitoria, Edebrande Cavalieri, e a pró-reitora de Gestão de Pessoas, Lúcia Casate, receberam diretores do Sintufes e trabalhadores técnico-administrativos, representando todos os centros da universidade, no salão de reuniões na Reitoria.
Os representantes do reitor ouviram os relatos de diversos trabalhadores, evidenciando a falta de diálogo por parte das chefias setoriais (que decidem a jornada do setor à revelia dos trabalhadores), o assédio moral que os trabalhadores têm sofrido (pressão para que cadastrem a digital ou para se acatarem a jornada de determinado setor), o descontentamento da categoria com a falta de critério (há trabalhadores de centros diferentes que fazem a mesma função, mas tem jornadas diferenciadas), entre outras questões.
Eles ficaram de repassar as informações para o reitor. E de agendar uma reunião para levar a resposta do reitor para o sindicato. Mas, para o Sintufes, a Reitoria tem o ônus por toda essa problemática.
Esses problemas poderiam ser solucionados se a Reitoria aprovasse a jornada ininterrupta para garantir o funcionamento em três turnos de todos os campi. E isso seria melhor para os trabalhadores e para a comunidade que depende dos serviços da universidade. E vale ressaltar que nós não estamos nos recusando a bater o ponto eletrônico. O que acontece é que este aparelho de ponto tem que estar regulamentado (como acontece com os sistemas de ponto, regulamentados pelo Ministério do Trabalho e Emprego). E nós não vamos aceitar bater ponto sem que a Ufes regulamente a jornada de trabalho de todos os setores, com respaldo nos decretos 1.590 (de 1995) e 4.836 (de 2003), afirma o coordenador do Sintufes, Wellington Pereira.
Confira abaixo a resolução da categoria, decidida após a reunião com os representantes da Reitoria.
Não registrar frequência em ponto eletrônico até que se defina a caracterização de jornada.
Retirada imediata do memorando circular conforme texto abaixo (Portal da UFES).
A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep) está encaminhando nesta segunda-feira, 10, um memorando-circular aos pró-reitores, superintendentes, secretários, diretores e chefes de unidades acadêmicas e administrativas da Ufes sobre as normas para controle de frequência, abonos e procedimentos para registro eletrônico de ponto. Segundo portaria assinada pelo reitor Reinaldo Centoducatte na última sexta-feira, 7, o sistema entrará em funcionamento no dia 17 de novembro. Os servidores técnico-administrativos que ainda não realizaram o cadastramento no sistema deverão obrigatoriamente fazê-lo entre os dias 17 e 28 de novembro, nos locais e horários divulgados no site da Progep (site da Progep). Neste período, ainda serão aceitos os registros manuais de ponto. A partir do dia 1º de dezembro, será aceito exclusivamente o registro eletrônico de ponto.
Jornada ininterrupta para todos os trabalhadores até que se defina forma de funcionamento de jornada setorizada.
Forma de registro somente após aprovação de jornada nos conselhos
Apresentação com maior brevidade dos projetos de resolução de jornada aonde os chefes não deram seguimento.
Formulação pelos setores, da proposta de jornada que ainda não apresentaram.
Revisão dos formulários de solicitação de jornada.
Assembleia Unificada na quarta feira, dia 19, às 09 horas, no hall da Reitoria com indicativo de paralisação.