• Home
  • Notícias
  • 30 horas no Hucam: após luta da categoria, da CPFJ-Hucam e do Sintufes, mais de 200 trabalhadores vão iniciar a jornada flexibilizada a partir de abril

30 horas no Hucam: após luta da categoria, da CPFJ-Hucam e do Sintufes, mais de 200 trabalhadores vão iniciar a jornada flexibilizada a partir de abril

30 horas no Hucam: após luta da categoria, da CPFJ-Hucam e do Sintufes, mais de 200 trabalhadores vão iniciar a jornada flexibilizada a partir de abril

Flexibilização de jornada Hucam
Flex Jor Marco (3)
Flex Jor Marco (2)
Vitória do Sintufes, da Comissão Permanente de Flexibilização de Jornada (CPFJ) – Hucam e da categoria! Mais de 200 trabalhadores RJU no Hucam vão fazer a jornada flexibilizada (30 horas) no Hospital Universitário a partir de 1º de abril.

O encaminhamento foi tomado na reunião entre a categoria, a CPFJ-Hucam, o Sintufes e o superintendente do Hucam, Lauro Vasconcellos Filho, na manhã da terça-feira, 18 de março, no auditório da Superintendência, no Hospital Universitário, em Vitória.

A reunião ‘foi marcada’ após um forte ato no Hospital. Cerca de 60 trabalhadores, membros da CPFJ-Hucam e coordenadores do Sintufes protestaram contra a falta de vontade política da Superintendência do Hospital em fazer valer a decisão da Reitoria da Ufes desde 1º de março. Em breve, outro grupo de 94 trabalhadores terá seus processos avaliados para também ter direito às 30 horas.

Importante lembrar que a decisão do reitor Eustáquio de Castro (de iniciar a jornada em março por meio de portarias, publicadas em 27 de fevereiro) foi tomada após trabalho da Comissão de Flexibilização de Jornada no Hospital que contou com apoio do Sintufes.

O processo vem desde o segundo semestre de 2024, quando o Conselho Universitário aprovou a Resolução 101, no dia 7 de outubro. Aprovação que contou com o voto de representante da superintendência.

Flexibilização de jornada Hucam
Flex Jor Marco (3)
Flex Jor Marco (2)

Na luta
Com cartazes em favor das 30 horas e a distribuição de mentiras (biscoito frito), simbolizando as contradições da Superintendência, o ato da manhã desta terça, 18, no Hucam, mostrou que vale a pena lutar!

Os trabalhadores lotaram o auditório da Superintendência durante a agenda com o superintendente, que foi ‘marcada’ graças à luta.

A coordenadora geral do Sintufes, Patrícia Bianchini, abriu a reunião. Ela explicou os passos para o processo de construção da Resolução da Flexibilização, aprovada, por unanimidade, no Conselho Universitário, com a presença do superintendente.

Antes da aprovação no Conselho, o Sintufes junto da Progep fez seminário sobre a nova resolução. Depois, o sindicato apoiou o trabalho da CPFJ e foi contribuindo com o objetivo de retomar a jornada flexibilizada no Hucam.

O coordenador do Sintufes Filipe Skiter reforçou que a resolução é da Universidade, que é a contratante da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (a Ebserh quem serve a Ufes. E não o contrário!). E que, apesar do superintendente se colocar favorável às 30 horas ali na reunião, ele apresentou relatórios contrários à implementação, além de ter descumprido prazos para fazer valer a jornada desde o início do mês.

O superintendente disse que está há pouco tempo à frente da Superintendência (em que pese esteja há mais tempo que o reitor), citou dificuldades da sua gestão (que não têm a ver com a flexibilização) e, obviamente, não convenceu.

Nem ele, nem as demais representações da Superintendência conseguiram emplacar argumentos que justificassem a não implantação das 30 horas.

Um dia após o reitor publicar as portarias para que o Hospital começasse a efetivar as 30 horas de 214 trabalhadores, a superintendência apresentou um relatório que alegava que com a jornada 20% dos leitos poderiam ser fechados. No entanto, os dados apresentados nesse relatório foram rebatidos pela CPFJ-Hucam.

E como a Superintendência voltou atrás e definiu por respeitar a decisão do reitor, ficou provado que é possível, sim, conciliar o dimensionamento dos trabalhadores RJU com a realidade no Hucam, sem prejuízos ao atendimento à população.

Vale lembrar que a jornada flexibilizada foi uma conquista histórica do Sintufes. Ela ficou em vigor por aproximadamente 30 anos, mas foi duramente atacada na década passada pela então gestão da Ufes. O Hucam nunca deixou de ser referência durante os anos em que a jornada de 30 horas ficou em vigor no Hospital.

Retroativo
A coordenadora do Sintufes Cida Alves explicou que a aplicação da jornada flexibilizada vai começar a partir de abril, mas retroativa a 1º de março. E que quem tiver direito à folga poderá gozá-la posteriormente. Os trabalhadores poderão também descontar no recesso de Natal.

Somando forças
A coordenadora do Sintufes Alvaleria Cuel e o coordenador Alcimar Fausto somaram forças aos demais coordenadores presentes e à categoria na atividade desta terça-feira.

Composição da Comissão
Confira a composição da Comissão Permanente de Flexibilização de Jornada, de acordo com a Portaria 136/2025, do reitor.

Link da CPFJ
Clique aqui para conferir as publicações da Comissão 

FIQUE POR DENTRO

Cadastre-se e receba informações sobre as atividades do Sintufes

Logo