25 de novembro: Dia Internacional pela Não Violência contra a Mulher

 Fórum de Mulheres realiza ato público, a partir das 08 horas, no Centro de Vitória. ES é o estado brasileiro com a maior taxa de feminicídios, 11,24 a cada 100 mil, segundo o Ipea

No mês em que o Sintufes realizou o seu 2º Seminário de Mulheres, uma importante data de luta tem que ser lembrada: o 25 de novembro, Dia Internacional pela Não Violência contra a Mulher.

Sindicato realizou encontro, onde foi discutido a violência contra as mulheres, no início deste mês

Portanto, esta segunda-feira (25) é momento para denunciar e fortalecer a luta contra este grave problema – a violência contra as mulheres.

Ato público

A data no Estado mais violento contra as mulheres será marcada por um ato público, que será realizado pelo Fórum de Mulheres do Estado do Espírito Santo, na Praça Costa Pereira, no Centro do Vitória, a partir das 8 horas.Participe!

ES lidera ranking de homicídios de mulheresA violência contra a mulher ocorre em todo o mundo, registra números extremamente altos no Brasil, onde o Espírito Santo é líder em taxa de homicídios de mulheres o feminicídio. De acordo com o estudo publicado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), o Espírito Santo é o estado brasileiro com a maior taxa de feminicídios, 11,24 a cada 100 mil.Realizada com dados do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM), do Ministério da Saúde, a pesquisa inova em relação a estudos anteriores por incorporar duas etapas de correção, visando minimizar a subestimação dos feminicídios.

Brasil. Segundo estudo preliminar do mesmo Ipea, a estimativa é de que, entre 2009 e 2011, o Brasil registrou 16,9 mil feminicídios, ou seja, mortes de mulheres por conflito de gênero, especialmente em casos de agressão perpetrada por parceiros íntimos.Esse número indica uma taxa de 5,8 casos para cada grupo de 100 mil mulheres.

A pesquisaViolência contra a mulher: feminicídios no Brasil foi apresentada em setembro, na Comissão de Seguridade Social da Câmara dos Deputados.