Categorias: Notícias

1ª Mostra CineMarias movimenta o Cine Metrópolis com discussão em torno da representatividade feminina

O Sintufes divulga à categoria as informações sobre a 1ª Mostra CineMarias – Corpo é Território. Ela será realizada nos dias 1, 2 e 3 de setembro de 2022, no Cine Metrópolis, no campus de Goiabeiras da Ufes, em Vitória.

A representatividade feminina dá o tom do projeto, que nasceu em 2021 voltado para o protagonismo das mulheres. Serão exibidos 12 curtas-metragens brasileiros e três longas, haverá premiações, shows musicais e até juizados itinerantes para dar suporte sobre a Lei Maria da Penha, além de atendimento a mulheres vítimas de violência.

O evento tem entrada franca!

Programação 
A vasta programação da Mostra CineMarias vai muito além da sétima arte. Três workshops e três masterclasses estão com as inscrições abertas.

Workshops
-A evolução das personagens femininas no mundo dos jogos;
-O projeto como peça-chave na realização de uma obra audiovisual;
-O papel da distribuição na visibilidade do cinema feminino desde as obras independentes às grandes produções.

Masterclasses
-A construção da personagem e a ética da representatividade;
-O corpo psicofísico em cena;
-Direção de documentário.

Para se inscrever e saber mais sobre os workshops e dos masterclasses, clique aqui.

Rodas de conversa, bate-papo com realizadoras, palestras e juizados itinerantes (atividades paralelas) integram a programação da Mostra.

Maria da Penha: atividades paralelas
Na quinta-feira, 1º, das 13h às 18h, um ônibus rosa do Juizado Itinerante da Lei Maria da Penha estará no local (estacionamento do Teatro da Ufes) com uma equipe do Tribunal de Justiça e da OAB que irá oferecer suporte educativo, preventivo e jurídico a respeito do tema e da Lei Maria da Penha.

Já na sexta-feira, 2, das 13h às 18h, o Juizado Itinerante realizado pela Coordenadora de Violência Doméstica e Juíza do TJES, Hermínia Azoury, e com o suporte de advogadas da OAB, irá realizar plantão de atendimento para atender mulheres vítimas de violência doméstica e familiar. O local é o mesmo: estacionamento do Teatro da Ufes.

Filmes: mostra de curtas e exibição de longas
A programação do dia 1 (quinta-feira) vai ser encerrada com a exibição do longa-metragem nacional Medusa, de Anita Rocha da Silveira (RJ), no Cine Metrópolis, a partir das 20 horas.

Já na sexta-feira, 2, a partir das 18h30 serão realizada a Mostra Competitiva Nacional de Curtas com a exibição de seis curtas-metragens brasileiros. Às 21h30, está prevista a exibição do longa-metragem capixaba Ecos da Terra, da diretora e mestre em Comunicação pela Ufes, Úrsula Dart.

O documentário Amigo Secreto, de Maria Augusta Ramos, será exibido no sábado, 3, a partir das 13 horas. O filme fala sobre “um vazamento de conversas entre várias autoridades do Brasil, que abalou a credibilidade da Operação Lava Jato. Em meio à crise, quatro jornalistas acompanham os desdobramentos do caso, numa sequência de situações que coloca a democracia brasileira em risco”.

O que é o CineMarias?
O CineMarias é um projeto cultural e social que surgiu em 2021 voltado para o protagonismo de mulheres e o aumento da representatividade feminina nos espaços de poder, na mídia, na TV e no audiovisual. Realiza mostra de cinema, que busca difundir obras nacionais e locais, e também workshops de criação gratuitos e masterclasses com profissionais reconhecidas do cinema nacional e capixaba.

*Com informações do
site CineMarias

—Mais programação cultural em Goiabeiras— 


Festival
Uma semana antes do CineMarias movimentar o Cine Metrópolis e o Centro de Vivência de Goiabeiras, o Festival de Cinema Itinerante passou pela Ufes,  nos dias 24 e 25 de agosto. A programação e as informações podem ser conferidas no site da Ufes, clicando aqui. 

Quando sair do campus, o festival vai passar pela Serra (dias 26 e 27) e por Cariacica (29 e 30 de agosto).