Para o sindicato, a adesão não pode ser feita caso traga prejuízos aos estudantes do Espírito Santo
Diretores do Sintufes acompanham a apresentação do relatório sobre a adesão da Ufes ao Sisu (Sistema de Seleção Unificada que só usa a nota do Enem para entrada nas Ifes) que representaria o fim do Vest’Ufes.
O documento foi apresentado no auditório do CCE, em Goiabeiras, por uma Comissão, criada pelo Cepe, com representações dos três segmentos da comunidade universitária.
Para o sindicato, a adesão não pode ser feita, caso ela traga prejuízos aos estudantes do ES. E, pela apresentação do relatório, o curso de Medicina, por exemplo, receberia mais estudantes de fora do Estado. Sobre outros cursos não é possível afirmar que os estudantes do ES perderiam vagas para os de outros estados.
O tom do discurso da Comissão aponta para uma aceitação do Sisu, e isso implicaria também na atuação do trabalhador técnico-administrativo em Educação do setor de matrícula, que teria que se adequar ao calendário determinado pelo MEC.
Isso preocupa, já que pode levar a uma sobrecarga de trabalho até pela falta de condições estruturais e de recursos humanos da Ufes para realizar o atendimento em conformidade com as determinações do Ministério da Educação.
Uma audiência pública, que contará com os relatos da experiência da Universidade Federal do Sergipe, que aderiu ao Sisu, será realizada logo mais às 14 horas, no mesmo auditório.