TAES reivindicam revogação da portaria do ponto eletrônico e aplicação da jornada em todos os setores. Ata da reunião já está no gabinete do reitor!
A categoria atendeu à convocação do Sintufes e marcou presença no hall da Reitoria, nessa quarta-feira, 19 de novembro, no campus de Goiabeiras, em Vitória. E a boa presença de trabalhadores no prédio da administração mostra a força dos técnico-administrativos em Educação e sua luta em defesa da jornada ininterrupta, que garante o funcionamento em três turnos, e contra o Sistema de Registro do Ponto Eletrônico (SRPE) da forma como ele se encontra.
Na reunião os trabalhadores ratificaram sua posição contrária à imposição que a Reitoria da Ufes tem praticado em relação ao cadastro digital e à falta de critério da administração em tratar a questão da jornada ininterrupta, conforme comprova os relatos de TAE’s de diversos setores da Universidade. Confira aqui!
O Sintufes lembrou que entrou com um pedido no Ministério Público Federal solicitando que a Ufes apresentasse a certificação do aparelho de registro de ponto biométrico conforme as orientações do Ministério do Trabalho e Emprego.
O coordenador-geral do sindicato, José Magesk, informou ainda que, teve reunião com o reitor, após o ato do dia 13 também na Reitoria. E o magnífico disse que não pretendia revogar a portaria 2.623/2014 (que prevê o início do funcionamento do SRPE) e que até o dia 28 de novembro de 2014 a certificação e a emissão de cupom dos aparelhos de registro biométricos seriam providenciados.
Porém, o reitor não devia imaginar que a mobilização dos trabalhadores seria grande, como ficou claro na convocação dessa quarta, 19.
E diante do autoritarismo e da falta de diálogo por parte da gestão da Ufes, os técnico-administrativos aprovaram uma série de encaminhamentos, sendo a maioria deles por unanimidade. VALE DESTACAR QUE O SINTUFES JÁ PROTOCOLOU A ATA DA REUNIÃO NO GABINETE DO REITOR, NESTA QUINTA-FEIRA, 20. CONFIRA AQUI O OFÍCIO PROTOCOLADO PELO SINDICATO, COM ASSINATURA DO CHEFE DE GABINETE DO REITOR
Confira os encaminhamentos:
-Exigir a revogação da portaria do Reitor nº 2623 de 06 de novembro de 2014, que estabelece o início do ponto biométrico a partir de 1º de dezembro de 2014. (Proposta aprovada por unanimidade);
-Caso o reitor não atenda as reivindicações, paralisação dos serviços da Ufes a partir do dia 1º de dezembro de 2014. (Proposta aprovada por unanimidade).
-Exigir da Reitoria um prazo para devolução, pelo Departamento de Administração dos Órgãos Colegiados Superiores (Daocs), dos processos rejeitados pelo Conselho Universitário (Consuni) aos trabalhadores proponentes; prazo para envio dos processos ainda não avaliados pelo Consuni; prazo para votação no Conselho; e novo prazo para iniciar o funcionamento do sistema de registro eletrônico de ponto somente, após a votação de todos os processos propostos. (Proposta foi aprovada à unanimidade).
-Manter a orientação de não realizar o cadastro das digitais enquanto os trabalhadores não tiverem seus processos analisados e votados pelo Consuni e suas jornadas definidas. (Proposta aprovada por ampla maioria, com nenhum voto contrário e duas abstenções).
Mais encaminhamentosOs trabalhadores ainda decidiram pelos seguintes encaminhamentos:
-Exigir uma audiência pública com o Reitor para tratarmos do Sistema de Registro do Equipamento de Ponto (SREP) e da jornada ininterrupta;
E foi solicitado aos presentes na reunião, que são de setores que ainda não apresentaram seus processos que informassem à Secretaria da Assembleia para que o Sintufes pudesse ter um controle de quantos setores ainda faltam apresentar projetos.
São eles: CCHN (Biologia, Psicologia, Oceanografia, Tradutores de LIBRAS e Laboratórios de Geografia); PROGRAD (Estágio, DRCA e Protocolo); DCF; DA; PU; SEAD; PROAECI; Secretaria Geral/CE, Ceunes (São Mateus); e CCA (Alegre).