O Conselho Universitário (Consuni), em sessão extraordinária nesta quinta-feira, 20, aprovou a manutenção do horário especial na Ufes, durante o recesso acadêmico entre os dias 7 de janeiro e 1º de fevereiro de 2019. Com isso, a universidade vai funcionar das 7h às 13h no período.
É importante ressaltar que a manutenção do horário especial foi uma reivindicação aprovada pela assembleia da categoria, realizada em novembro, isso porque a Ufes não ainda havia deliberado por manter a jornada diferenciada.
Após a aprovação, o Sintufes encaminhou à Reitoria que as/os trabalhadoras/es decidiram pela manutenção do funcionamento especial na instituição, em conformidade com os critérios de economicidade, segurança e produtividade da classe trabalhadora. A conselheira representante dos TAEs, no Consuni, e coordenadora-geral do sindicato, Luar Santana, reforçou na sessão do colegiado a manifestação da categoria em favor da manutenção do horário especial.
Prazos e alterações
O prazo para apresentação do certificado do curso de compensação das horas não trabalhadas será até o dia 18 de março de 2019. Diferentemente dos anos anteriores, os cursos e instituições serão indicados pela Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep).
Outra alteração é que para 2019, o trabalhador terá de indicar (à chefia) se fará a compensação das horas via curso de aperfeiçoamento ou por horas extras.
No entanto, caso algum trabalhador que opte por fazer o curso perca o prazo de entrega do certificado, ele não será penalizado com desconto na remuneração. Pois ele vai migrar, automaticamente, para a compensação por horas extras. O prazo para essa compensação vai até 31 de julho de 2019.