• Home
  • Brasília
  • Presidente da Comissão de Educação do Senado rejeita projeto de lei da EBSERH

Presidente da Comissão de Educação do Senado rejeita projeto de lei da EBSERH

Presidente da Comissão de Educação do Senado rejeita projeto de lei da EBSERH

A Fasubra Sindical teve acesso, na quarta-feira, 19, ao parecer do relator da Comissão de Educação do Sendo Federal (CE), senador Roberto Requião, acerca do Projeto de Lei 79/2011, que trata da criação da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares EBSERH, e que deve ser colocado em votação na CE, no próximo dia 27.

O parecer traz uma exposição do que é a EBSERH, aponta falhas quanto ao mérito educacional da proposta de autoria do Poder Executivo e questiona aspectos relativos à juridicidade e constitucionalidade, com o texto afirmando que não há como deixar de mencionar a precariedade de sua sustentação legal e constitucional, principalmente quando afeta a área da educação.

O parecer ressalta que evidencia-se no projeto o desrespeito à autonomia universitária, aspecto do projeto que a Fasubra vem combatendo desde a edição da MP 520/10, pelo Governo Federal. Em outro trecho, o documento afirma que o projeto prevê a criação de uma instituição que tende a ser marcada por desmandos administrativos.

O texto do parecer diz ainda que a EBSERH poderá aprofundar a caótica política de pessoal dos HUs e alerta para a possibilidade de que os lucros da empresa sejam aplicados na concessão de privilégios remunerativos para parte dos funcionários ou em luxos dos mais diversos tipos para diretores e conselheiros.   

Conclui o relator, na terceira e última parte do texto, que o voto dele é pela rejeição do Projeto de Lei da Câmara nº 79/2011.

Para que os trabalhadores técnico-administrativos acompanhem melhor, o parecer, a FASUBRA Sindical disponibiliza a íntegra do parecer no site da Federação no ícone referente aos Hospitais Universitários (HUs).

CNS publica moção de repúdio contra a EBESERH

Fonte: site da Fasubra.

FIQUE POR DENTRO

Cadastre-se e receba informações sobre as atividades do Sintufes

Logo