Ato público com concentração na Candelária, às 16h30, marca início do ENE, nesta sexta-feira, 08
A luta em favor da educação pública e de qualidade é bandeira histórica do Sintufes. Seguindo sua linha contra as privatizações tocadas pelo governo federal que atingem as universidades, o sindicato vai marcar presença no Encontro Nacional da Educação (ENE), que será realizado entre os dias 08 e 10 de agosto, no Rio de Janeiro (RJ).
E o evento vai começar em grande estilo – com a luta pela educação pública nas ruas da capital fluminense! Um ato público com concentração em frente à Igreja da Candelária, no Centro do Rio, a partir das 16h30, nesta sexta-feira, vai marcar a abertura do ENE. A informação sobre o ato está na página do Encontro, no Facebook.
As coordenadoras do Sintufes Alvaléria Cuel, Dinamara Santos e Maria Célia do Nascimento vão representar os trabalhadores da Ufes no Rio.
Vamos participar do Encontro Nacional da Educação, pois estamos na luta pela educação e pela saúde públicas e de qualidade em todo o Brasil. Sem falar que vamos contribuir com a experiência que temos na nossa luta contra a EB$ERH, pois ela representa não apenas a privatização da saúde pública, mas também da educação já que atinge os hospitais universitários e ataca a autonomia das universidades e acaba com o conceito de hospital escola, que os HUs têm, argumenta a coordenadora Alvaléria.
Segundo ela, é importante também trabalhadores e estudantes se unirem contra a processo de privatização que pode chegar em outras áreas das universidades públicas.
Nossa luta não é apenas contra a privatização dos HUs. Pois a privatização já atinge outros centros, que não são da área da saúde, pois essa é a política desse governo. Por isso é importante marcarmos presença no Encontro. E seguirmos sempre lutando pela educação e saúde públicas e de qualidade, pontua.