Em um momento crítico, permeado de manifestações populares e da aprovação pela Comissão de Direitos Humanos da Câmara Federal do projeto sobre a cura gay, a Fasubra lançou a campanha nacional LGBT é de Luta! Unidade na Diversidade, durante o segundo dia do Encontro Regional Sudeste II, realizado na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), em Vitória, na quinta-feira, 20 de junho de 2013.
Cabe ressaltar que o PL sobre a cura gay é o Projeto de Decreto do Legislativo (PDC) 236/2011, que visa revogar artigos da Resolução 01/1999 do Conselho Federal de Psicologia, que orienta os psicólogos a não tratarem a homossexualidade como doença. Em que pese o PDC ainda ter de passar por mais duas comissões, a sua aprovação pela Comissão de Direitos Humanos, em 18 de junho, já representa um grave ataque ao direito humano fundamental de orientação sexual o que reforça a importância do lançamento da campanha da Federação.
Durante o lançamento destacou-se que desde 1990, a Organização Mundial da Saúde (OMS) retirou a homossexualidade do rol de doenças mentais da classificação internacional de doenças.
Também foi destacada a necessidade de discutir a população LGBT enquanto classe trabalhadora e não de forma segmentada, pois todos são trabalhadores e estão inseridos nos processos enquanto trabalhadores. E a inclusão de todos só converge para o fortalecimento da luta de classes. Afinal, defender os direitos das minorias não retira os direitos da classe trabalhadora.
Dados
Os dados da violência apontam o Brasil em primeiro lugar no assassinato da população LGBT e ao mesmo tempo o Brasil é o país em primeiro lugar contra a violência LGBT. Esta discrepância se aprofunda quando se leva em consideração os avanços, como o aumento da adoção de crianças por casais homoafetivos e a regulamentação do casamento civil entre pessoas do mesmo sexo em todo o país, pelo Conselho Nacional de Justiça.
Segundo a direção da Fasubra, nesse dia 20 de junho de 2013, a Federação saiu do armáriocom essa campanha. Em 1992, foi uma das primeiras mobilizações da Fasubra nesse sentido, quando a entidade distribuiu camisinhas e iniciou o debate sobre as doenças sexualmente transmissíveis, no Congresso Nacional.
Material
Estamos apresentando o material da campanha: LGBT é de Luta! Unidade na Diversidade, com cartazes e com um folder com explicações básicas sobre o que quer dizer a sigla LGBT, a homofobia e como envolver a comunidade universitária neste debate. O material, que já foi enviado para as entidades de base, também será disponibilizado na página da Fasubra para download (as entidades de base podem incluir seu logo e reproduzir o material), informa a diretoria colegiada da Federação.
Ainda segundo a direção, esta campanha é fruto do debate construído no XXI Confasubra realizado em 2012, que resultou em inclusão da temática no plano de lutas e a necessidade de implementar a campanha de forma que auxilie a abrir as mentes e desconstruir o preconceito arraigado nos diversos setores no interior da universidade e também da sociedade.
É fundamental distribuir o material para a base. E isso pode ser feito junto ao jornal das entidades. Os próximos passos são promover seminários e enfrentar o preconceito, incluindo na agenda a luta contra o projeto sobre a cura gay e em favor do PLC 122 que criminaliza a homofobia, frisou a diretoria colegiada da Fasubra.