A consulta eleitoral para Superintendência do Hucam será realizada nos dias 25 e 26 de abril.
Para o Sintufes, a categoria dos trabalhadores (RJU/Ufes) que atua no Hospital Universitário precisa participar ativamente do processo eleitoral.
Em especial para cobrar mais comprometimento da próxima gestão da Superintendência (2023-2026) com a categoria dos TAE que trabalha no Hucam. Em razão disso, o Sintufes fará reuniões setoriais para que as/os técnicas/os levantem suas reivindicações que a direção do sindicato irá entregar aos dois candidatos homologados para a disputa.
Cabe lembrar que as/os trabalhadoras/es da Ufes lotadas no Hucam poderão atuar com mesárias/os na consulta.
Além disso, é preciso tecer críticas ao caráter elitista da consulta, que não permite que técnicos ou mesmo médicos com experiência em gestão/administração possam se candidatar. Apesar disso, é importante mesmo participar do processo.
Confira os detalhes!
Quem está na disputa?
A Comissão Coordenadora de Consulta Eleitoral, designada pelo reitor da Universidade Federal do Espírito Santo – Ufes, por meio da Portaria nº 958, de 21 de novembro de 2022, comunica que foram deferidas e homologadas as inscrições para o processo de consulta eleitoral de escolha do Superintendente do Hucam-Ufes para o quadriênio 2023-2026, conforme relacionado abaixo:
Numero | Candidato |
1 | VALÉRIA VALIM CASTRO |
2 | LAURO MONTEIRO VASCONCELOS FILHO |
Reuniões setoriais
O Sintufes vai realizar quatro reuniões setoriais no auditório da subsede do Sintufes no Hucam, nos dias 20, 21 e 22 de março.
Após as setoriais, a direção do Sintufes vai entregar a pauta com as reivindicações ao candidatos que disputam a consulta, a fim de fazer pressão política para que a próxima gestão da Superintendência tenha mais compromisso com a categoria dos TAE no Hucam.
As reuniões serão realizadas nos seguintes dias e horários:
-20/03 (segunda-feira) às 18h30;
-21/03 (terça-feira) às 09h e às 18h30;
-22/03 (quarta-feira) às 18h30.
Veja o melhor dia e horário e venha ajudar na construção das reivindicações das trabalhadoras e dos trabalhadores da Ufes no Hospital Universitário.
Inscrição de mesários
A inscrição de mesários para atuar na consulta eleitoral para a Superintendência do Hucam será realizada nos dias 20 e 21 de março.
O procedimento será feito on-line pelo formulário disponível no site da Secretaria dos Órgãos Colegiados Superiores (Socs) da Ufes: socs.org.br.
O FORMULÁRIO ESTÁ DISPONÍVEL A PARTIR DAS 8 HORAS, DA SEGUNDA, 20!
Você pode escolher participar dos dois dias, de apenas um ou de nenhum, mas, caso participe, só um horário poderá ser escolhido em cada um:
ser escolhido em cada um.
Portaria 2 do Hucam |
7h às 12h |
Demais |
7h às 13h |
Para mais detalhes, acesse o tutorial disponível aqui.
*O treinamento será por meio de vídeo, que será disponibilizado no dia 30 de março.
Quem pode se candidatar?
Servidores técnico-administrativos lotados no Hucam;
Empregados da Ebserh.
Dispensa das atividades
Quem trabalhar ou auxiliar a consulta eleitoral estará dispensado de suas atividades laborais no dia em que for colaborar com a consulta.
Nenhuma refeição será fornecida pela Ufes.
Um dia de folga
Quem trabalhar ou auxiliar a consulta eleitoral terá direito à dispensa de um dia de trabalho. Ela deverá ser gozada em até um ano após a consulta.
A chefia deve ser previamente comunicada tanto do dia de auxílio à consulta quanto do dia em que gozará a folga.
Por que técnicos não podem assumir cargos de direção?
O projeto de Universidade Cidadã da Fasubra, dentre outras questões, aponta que trabalhadoras/es técnico-administrativos podem sim assumir cargos de chefias, de gestão, de direção de um hospital universitário.
Porém, nas eleições para Superintendência do Hucam, que serão realizadas nos dias 25 e 26 de abril, apenas docentes com doutorado, e com formação acadêmica na área da saúde, poderão concorrer ao cargo.
Para o Sintufes, essa restrição é equivocada e elitista. Afinal, trabalhadoras/es (psicólogas/os, médicos, enfermeiros) com experiência em gestão poderiam sair candidatas/os ao cargo. Mas não: só docentes que podem. Isso faria sentido se o doutorado fosse em gestão.
Para o Sintufes, essa situação corrobora com a elitização dos espaços de gestão/direção na Universidade que não permitem candidaturas de servidores técnico-administrativos. Além de ser antidemocrático no que tange à participação política nos principais espaços decisórios da universidade.
Participe das eleições!
Apesar disso, o Sintufes orienta a sua base a participar das eleições, cobrando dos candidatos compromisso com a categoria. Afinal, quem for eleito poderá aumentar esse distanciamento do Hospital Universitário com a sua Universidade. E isso precisa ser enfrentado.