Plataforma “Quem foi Quem?”, do Diap, mostra como o Congresso votou em diversas pautas que prejudicam a classe trabalhadora e que atacam os serviços públicos
Você se lembra em quais candidatos você votou em 2018? Se o seu candidato foi eleito, você sabe quais foram as posições dele em torno dos projetos de lei aprovados pelo Congresso?
Você sabe se ele votou para retirar direitos da classe trabalhadora de aposentados e pensionistas? Se ele votou em favor de privatizações? Se votou contra programas sociais?
A direção do Sintufes já orientou que, no dia 2 de outubro, é preciso derrotar Bolsonaro nas urnas com as opções de candidaturas dos partidos que defendem a classe trabalhadora na luta e nas ruas: PCB, PCdoB, PCO, PSOL, PSTU, PT e UP. Também deve se ter em conta a valorização de trabalhadoras/es e dos serviços públicos. O foco da orientação é para que a categoria vote para o #ForaBolsonaro se tornar uma realidade no País a partir de janeiro de 2023. Isso para presidente da República.
Leia o Jornal do Sintufes com as orientações da diretoria colegiada em relação às Eleições.
Por outro lado, o eleitorado capixaba precisa definir a bancada do Espírito Santo no Congresso Nacional, votando para deputado federal e para senador. Esses votos são muito importantes, porque ainda que o governo possa apresentar projetos que prejudicam trabalhadoras/es e a população, é no Congresso que esses projetos são discutidos e aprovados.
Ou seja, é essencial votar em um candidato que defenda os interesses da classe trabalhadora, o SUS, as universidades públicas, as políticas públicas de forma geral, entre outros.
Portanto, é muito importante saber como tem sido a atuação do deputado ou do senador ao longo de seus mandatos.
A eleição é um momento de grande importância. Conhecer a ideologia, as propostas, os discursos e trajetória política de quem elegemos e acompanhar o mandato dele são ações tão importantes quanto o momento o dia da votação e da consequente eleição do candidato.
Clique na imagem e acesse a seção com os integrantes da bancada capixaba: saiba como se o parlamentar “apoia o trabalhador”, veja o histórico de votações de cada um deles e conheça a sua base eleitoral
Quem foi quem?*
O Sintufes divulga a plataforma “Quem foi Quem?”, que ajuda a identificar como votaram os deputados federais e os senadores nos mais variados projetos de lei.
“O Diap (Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar) lançou o “Quem foi Quem” no Congresso nesta legislatura, que se encerra em fevereiro de 2023. A plataforma digital coloca disponível os votos de deputados e senadores em temas relevantes de interesse dos trabalhadores e da sociedade”, destacou o site do Diap, em setembro, quando aconteceu o lançamento da plataforma.
Critérios para escolha dos temas
Para a escolha das votações, a equipe técnica do DIAP utilizou 5 critérios:
1) a importância da matéria sob os pontos de vistas político, econômico e/ou social;
2) o registro nominal do voto de cada parlamentar, excetuando as de forma simbólica quando não há registro do voto por tratarem de matérias consensuais ou em função de manobras regimentais;
3) o grau de disputa entre governo e oposição, exigindo-se em cada votação oposição superior a 20% da Casa do Congresso, no caso da Câmara, com divergência superior a 100 votos;
4) o aspecto temporal das propostas de leis submetidas para votação pelos parlamentares com vigência permanente ou temporária das políticas públicas; e
5) a clareza do dispositivo votado em relação ao objetivo pretendido, de modo a não deixar margens para dúvidas sobre o conteúdo da votação.
Informações fornecidas pela plataforma
Ao acessarmos a plataforma, é possível escolher um deputado ou um senador, por exemplo. Mas você pode optar por escolher todos os senadores e todos os deputados de um mesmo estado.
O site aponta se o parlamentar “apoia o trabalhador”, de acordo com o histórico de votações de cada um deles, segundo o entendimento do Diap sobre se a aprovação de um projeto vai ser boa ou ruim para a classe trabalhadora. Além disso, é possível acessar a base eleitoral do deputado/senador.
Clicando aqui, você pode conferir todos parlamentares que integram (ou integraram) a bancada capixaba na atual legislatura (2019-2023: a próxima legislatura assume a partir de fevereiro de 2023).
Por que 15? Ao acessar a página do ES na plataforma, você vai perceber que há 15 parlamentares. 12 deputados e três senadores. Mas como se a bancada tem 10 deputados?
É que dois deputados em algum momento participaram da atual legislatura. São os casos de Sérgio Vidigal (PDT), que em 2020 deixou a Câmara para assumir a Prefeitura da Serra; e de Ted Conti (PSB), que foi suplente de Paulo Foletto (PSB). Este reassumiu sua vaga na Câmara, após deixar o secretariado do governo do Estado, em março de 2022.
Acesse a página e confira os detalhes para saber se o candidato que você, eventualmente, ajudou a eleger apoia ou não a classe trabalhadora.
*Com informações da página do Diap.