• Home
  • Notícias
  • Sintufes organiza mais uma atividade cultural internacional 

Sintufes organiza mais uma atividade cultural internacional 

Sintufes organiza mais uma atividade cultural internacional 

O Sintufes, mais uma vez, organiza uma atividade cultural para aposentadas/os que ultrapassa as fronteiras brasileiras. E que além de contribuir com a qualidade de vida das/os aposentadas/os promove, de quebra, a consciência política.

Um grupo de 11 aposentadas/os vai conhecer o Uruguai, no período de 23 a 28 de setembro de 2022. Em que pese o Sintufes esteja organizando, os custos da viagem estão sendo totalmente bancados pelo grupo.

A atividade começou a ser planejada em 2019, quando foi realizado o primeiro passeio cultural na Argentina. Em razão da pandemia, a viagem ao Uruguai atrasou um pouco.

“O importante disso tudo é que o grupo continuou organizando a viagem para o Uruguai, mesmo com a pandemia. Juntando dinheiro, fazendo planos. Quando a gente se aposenta, o médico, o psicólogo fala para gente ter projetos, fazer viagens, termos metas. E vamos, mais uma vez, conhecer a América Latina”, destaca o organizador da atividade e coordenador do Sintufes Wellington Pereira.

No itinerário, está prevista uma visita ao ex-presidente uruguaio José “Pepe” Mujica, que governou o país entre 2010 e 2015, pela Frente Ampla, coalização eleitoral de esquerda.

Seu governo foi marcado por aumento vertiginoso do salário mínimo (250%), redução de desemprego (13% para 7%) e da taxa de pobreza (de 40% para 11%) e luta em favor das minorias.

Sobre o casamento de pessoas do mesmo sexo, que ele tornou legal no Uruguai, Mujica disse: “O casamento gay é mais velho do que o mundo. Tivemos de Júlio César a Alexandre, o Grande. Dizem que é moderno, e é mais antigo do que todos nós. É uma realidade objetiva. Existe. E não legalizar seria torturar as pessoas desnecessariamente”.

Segundo o coordenador do Sintufes, a previsão é de que o grupo visite Mujica, que vive na zona rural de Montevidéu, no dia 24. Ainda de acordo com Pereira, a expedição do Sintufes vai passar por Colônia de Sacramento e Punta del Este.

Se planejar é importante para quem se aposenta, o coordenador já aponta o próximo destino. “O grupo dividiu o custo da viagem para o Uruguai em 10 vezes. Mas nós já estamos pensando na próxima atividade cultural internacional: no Peru, porque a nossa América Latina é rica demais e vale a pena conhecer, como aconteceu quando fomos a Argentina e conhecemos a história das Mães da Praça de Maio”, relembra.

Devia ser direito constitucional!

A viagem que o grupo de aposentados do Sintufes fará ao Uruguai foi construída coletivamente, assim como já havia sido a realizada para a Argentina. Essa construção ajuda a baratear os custos com passagem, hospedagem e traslados.

No entanto, essa realidade não pode ser vivida pela maioria das aposentadas e aposentados do Brasil. Muitos colegas da Ufes não têm como projetar uma viagem como essa, mesmo tendo aposentadorias um pouco melhores que os 19,6 milhões de aposentados do INSS, que recebem um salário mínimo.

“Quando vamos para as ruas lutar, lutamos por isso também, para que a classe trabalhadora possa se aposentar, dignamente, e desfrutar bons momentos como esse”, assinala o coordenador do Sintufes.

Porém, é preciso lutar bastante para que a grande massa de aposentados tenha o direito de gozar a aposentadoria com dignidade. O que deveria ser uma garantia constitucional, de fato e de direito.

FIQUE POR DENTRO

Cadastre-se e receba informações sobre as atividades do Sintufes

Logo