Debates em torno da saúde mental dos idosos, dos impactos da pandemia e de instrumentos políticos, como o decreto 10.620/2021, que representam ataques a direitos de aposentados movimentaram o IX Encontro Nacional de Aposentados e Pensionistas da Fasubra.
O Sintufes participou do evento que reuniu 266 representantes de 27 sindicatos da base da Federação, em Brasília, entre os dias 17 e 20 de agosto, na Associação dos Docentes da Universidade de Brasília (UnB), no campus Universitário Darcy Ribeiro, em Brasília.
“Respeito, direitos e saúde mental em tempos de pandemia” foi o tema do Encontro. De acordo com a Coordenação de Assuntos de Aposentadoria do Sintufes, o evento reuniu sobreviventes da covid-19.
“Foi o encontro de sobreviventes da nossa categoria em razão da pandemia. É sabido por todos que o descaso, a incompetência gerencial e a ganância do atual desgoverno não contribuíram apenas para que mais de meio milhão de vidas fossem ceifadas, mas também aprofundou o fosso da desigualdade social no Brasil”, apontou a coordenadora da pasta, Marizete Leite.
O Encontro debateu a importância do acolhimento e atenção às angústias, medos, desejos e perspectivas dos idosos(as) antes, durante e após o cenário pandêmico trazido pela covid. A importância da atividade física também foi debatida.
“Tivemos palestra da educadora física Marina Grassi ressaltando a importância e benefícios da atividade física na melhor idade, com aquecimento, orientações e dinâmicas de animação no início de cada dia do encontro. Vivenciamos belos momentos de interação e trocas de experiências”, revelou a coordenadora de Assuntos de Aposentadoria do Sintufes, Eliane Machado.
Delegação do Sintufes. O Sintufes teve sua representação composta pelos filiados da base Ademir dos Santos, Eny Pereira e Dinamara Soares e pelas coordenadoras da pasta de Assuntos de Aposentadoria, Eliane e Marizete.
Mais questões abordadas no IX Encontro:
- a importância do conhecimento do Estatuto do idoso e os direitos não cumpridos pelos familiares, empresas privadas e principalmente pelo atual governo;
- A escravidão contemporânea sofrida pelos aposentados sob a forma dos empréstimos consignados e o assédio massivo exercido pelas instituições bancárias;
- Problemas de desrespeito aos servidores aposentados nas universidades estaduais;
- O Decreto 10.620/21 e os malefícios na vida dos servidores aposentados das autarquias e fundações; notificações recentes do TCU acerca de duplos vínculos ocorridos quando ainda estavam na ativa;
- Apresentações, de vídeo com fotos de companheiros de diversas entidades, fazendo um resgate histórico da criação da Coordenação de Aposentados da Fasubra Sindical.
- “Como dar leveza e sentido à vida”, por meio de um depoimento pessoal pungente e motivacional da jornalista Laurenice Noleto, que ao longo da vida, após sofrer as agruras da ditadura militar, se tornou produtora de licores, escritora, pintora e foi membro da Comissão Nacional da Verdade.