• Home
  • Fasubra
  • Fasubra participa do lançamento da campanha salarial unificada

Fasubra participa do lançamento da campanha salarial unificada

Fasubra participa do lançamento da campanha salarial unificada

Com mais de 30 entidades na organização, entre elas a Federação de Sindicatos de Trabalhadores das Universidades Brasileiras Fasubra Sindical -, foi lançada na última quarta-feira (15), a Campanha Salarial 2012 dos servidores públicos federais, em frente ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, em Brasília/DF.

Este ano a pauta contém sete eixos centrais: definição de data-base para 1º de maio; política salarial permanente para o setor público; cumprimento de acordos e protocolos de intenção firmados com o governo; contra qualquer reforma que retire direitos dos trabalhadores; retirada de projetos de lei, medidas provisórias e decretos contrários aos interesses do setor público; paridade entre ativos, aposentados e pensionistas e benefícios.

A programação constou entre outras atividades da participação na Câmara dos Deputados da reativação da Frente Parlamentar em Defesa do Setor Público. Uma das demandas que os trabalhadores apresentaram à frente é a retomada das discussões sobre negociações entre Governo Federal e o conjunto dos servidores, processo que estava em andamento, mas foi interrompido por conta do falecimento do secretário de Recursos Humanos em janeiro passado.

Mesmo assim, a expectativa é de que não só as reuniões sejam reativadas, como também seja colocado em prática o calendário de oficinas sobre insalubridade, gratificação de qualificação, diretrizes de carreira, gratificação de desempenho e aglutinação de cargos.

Mobilização
A mobilizações dos servidores, que não descartam totalmente a realização de greve, traz ainda uma série de atividades durante todo o mês de março em todos os estados do país. Elas incluem, por exemplo, a realização de uma grande marcha a Brasília no dia 28 de março.

Se todos esses mecanismos de pressão não derem resultado, ou seja, se o governo não restabelecer os canais de negociação e não apresentar propostas concretas de atendimento à pauta de reivindicações ao conjunto dos SPFs, existe a possibilidade de, depois de ouvidas as bases sindicais, ser deflagrada greve por tempo indeterminado a partir abril.

Arte da campanha
Dil-má, boneco da presidente Dilma produzido a pedido do Sintufes, é destaque na arte de divulgação da campanha salarial. Dil-má foi usada durante a greve de 2011 nas manifestações no Estado e em Brasília.


Fonte: site da Fasubra.

FIQUE POR DENTRO

Cadastre-se e receba informações sobre as atividades do Sintufes

Logo