Nesta quarta-feira, 07 de março, o Sintufes percorreu todos os setores do Hospital das Clínicas/Hucam, em Vitória. O sindicato alertou os trabalhadores terceirizados sobre a privatização, que a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) vai promover, caso seja implantada.
O sindicato entregou panfleto com informações sobre a Ebserh. O material tinha ainda um cadastro para os terceirizados, que atuam no Hucam, preencherem e entregarem na sede do Sintufes, no campus de Maruípe.
Muitos terceirizados trabalham no hospital há 10, 20 anos. O sindicato quer lutar para que esses profissionais continuem como trabalhadores do Hucam, caso a Empresa Brasileira seja implantada no hospital da Ufes.
Luta contra a Ebserh
A presidência da Empresa Brasileira tem como meta para 2012 promover a mudança de gestão em cinco hospitais universitários (HUs).
De acordo com a direção do hospital, o Hucam pode ser um desses cinco. Mas, isso não está definido. Pois, é o Conselho Universitário da Ufes que decidirá se a Ebserh deverá administrar o Hospital das Clínicas.
Por isso que o Sintufes seguirá forte na luta para tentar barrar a Ebserh no Hucam junto ao órgão superior de deliberação da universidade.
Caso o sindicato não consiga impedir a privatização do Hospital das Clínicas, os cadastros dos terceirizados estarão arquivados, e o Sintufes poderá interceder para que esses trabalhadores não percam seus empregos.