Contraste

Confira a homenagem do Sintufes ao Dia da Consciência Negra

Por Comunicacao
17 de Novembro de 2017 às 16:27

Nesta segunda-feira, 20 de novembro, é lembrado o Dia da Consciência Negra. A data é importante para a reafirmação da luta contra o racismo, o preconceito e a discriminação que ainda existe em meio à sociedade contra o povo negro.

Como forma de ouvir as reivindicações e dar voz às negras e aos negros que compõem a categoria dos TAEs, o Sintufes retomou os trabalhos do GT Antirracista do sindicato. 

“O resgate que faz o Sintufes, por meio do GT, na questão étnica racial é fundamental para termos a compreensão de que esta parcela da categoria desta universidade será a mais alijada. E é preciso pensar política respeitando as especificidades da população negra. É acertadíssimo o Sintufes resgatar o GT. E é fundamental elaborar propostas políticas para indicar a nível nacional o que tem que ser feito e qual é a necessidade dos negros aqui na Ufes”, afirmou a ex-diretora da Fasubra Jupiara Castro, um dos ícones da luta pela igualdade racial em meio às/aos trabalhadores técnico-administrativos em educação de todo o País, em 30 de setembro, quando ela fez palestra em uma atividade do GT, realizada pelo Sintufes, na subseção sindical do Hucam, em Maruípe, Vitória. 

O GT Antirracista do Sintufes se reúne às quintas-feiras, às 14 horas, na sede do sindicato, no campus de Goiabeiras, sendo aberto à participação de toda a categoria e também a militantes do movimento negro da comunidade universitária. 

Dia da Consciência Negra  
O Dia Nacional da Consciência Negra é celebrado, no Brasil, em 20 de novembro. A data é dedicada à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira.Além de coincidir com o dia atribuído à morte de Zumbi dos Palmares, em 1695.

176 visualizações, 1 hoje

SINTUFES NA MÍDIA