Contraste

24 de janeiro é Dia Nacional das/os Aposentadas/os

Por Comunicacao
24 de Janeiro de 2018 às 10:14

24 de janeiro é Dia Nacional das Aposentadas e dos Aposentados. A Coordenação de Aposentadas/os do Sintufes lembra a data e homenageia todas/os que já se aposentaram, após anos de trabalho em favor da educação pública e do hospital universitário. 

O sindicato destaca, ainda, que a data deveria ser um dia de comemoração, de celebração da aposentadoria. No entanto, o Sintufes convida a todas as aposentadas e a todos os aposentados para uma reflexão. E para vir à luta contra os ataques à Previdência, que podem deixar a aposentadoria ainda mais distante. E com menos recursos. 

Venha lutar para aposentadoria não acabar! 
“Após décadas e décadas de trabalho, de dedicação em favor da Ufes ou do Hospital Universitário Cassiano Antônio Moraes (Hucam), as/os trabalhadoras/es técnico-administrativos em Educação alcançam o seu legítimo direito a se aposentar.   

Apesar de legítimo, esse direito traz uma série de dificuldades, como redução do salário, descaso da gestão e da instituição que não cede espaço para aposentadas/os participarem das decisões políticas e nem sequer convida quem já se aposentou a contribuir com quem está trabalhando, trazendo a experiência acumulada ao longo dos anos. Experiência que poderia ser compartilhada com quem vai se aposentar a fim de ajudar a preparar, psicologicamente, esse colega para esta nova etapa da vida. 

Um ponto fora da curva nesse ‘mar’ de desconsideração do governo e da gestão da instituição para com as/os aposentadas/os, é o Sintufes. O Sintufes acolhe, faz encontros mensais, trata das demandas, realiza ações culturais e chama para contribuir com a luta em favor da educação e da saúde públicas. Traz discussões importantes sobre os direitos dos idosos (Estatuto do Idoso - Lei nº 10.741/2003), sobre a importância deles participarem de órgãos de controle social visando efetivar as políticas públicas para quem se aposentou e/ou vai se aposentar.   

Entrentanto, em um ano no qual o governo federal, apoiado pela grande mídia, quer – a qualquer custo, aprovar a reforma da Previdência, o Sintufes convoca as/os aposentadas/os a colaborarem com este enfrentamento. 

Afinal, se a situação atual das aposentadorias não é a ideal, isso vai piorar, caso o governo consiga aprovar a reforma previdenciária. Quem está prestes a se aposentar, poderá ter que ficar anos a mais trabalhando para ter o direito; sem falar que o tempo de contribuição vai aumentar, e os valores da aposentadoria diminuir. A situação é drástica. E a percepção é de inexistência do direito de se aposentar. A aposentadoria vai praticamente inexistir.  

Em julho (de 2017), o Jornal do Sintufes destacou que a tramitação da reforma já estava fazendo aumentar a busca pela aposentadoria na Ufes. Informação que foi confirmada, em janeiro deste ano, quando a imprensa divulgou que em 2017 aumentou, em quase 50%, o número de pedidos de aposentadoria no serviço público federal, se comparado ao ano anterior. 

Em função disso, o Sintufes reforça a convocação às/aos aposentadas/os para fortaleceram a luta contra mais este ataque aos direitos da classe trabalhadora. 

Parabéns, pelo Dia Nacional das Aposentadas/os! E vamos lutar para que a aposentadoria continue a existir no País"! 


Coordenação de Aposentadas/os do Sintufes  


 

164 visualizações, 1 hoje

SINTUFES NA MÍDIA